quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Como implantar a filosofia Lean

Para se implantar a filosofia Lean em qualquer atividade é recomendado seguir alguns passos que facilitarão no processo de quebra de paradigma entre a situação atual e a situação pretendida.
Primeiramente deve ser realizado um período de sensibilização com introdução do Lean Thinking. Este processo deve ser bem fundamentado para criar expectativas e proporcionar apoio de todos os envolvidos. Posteriormente deve ser realizado um mapeamento do fluxo de valor com a elaboração de um diagnóstico sobre a situação atual do processo.
A implementação deve buscar fluxo contínuo das atividades, informações e processos. Buscando padronização no trabalho, com um sistema "puxado" (just-in-time) e com a produção nivelada.
Este processo necessita ser dominado pela equipe envolvida pois a manutenção necessita ser prática, rápida e barata, ou seja, deve partir de dentro da equipe envolvida. Procurando enxugar estoques e fazer mais produtos e mais serviços com menos processos, menos pessoas, menos máquinas e consequentemente menos dinheiro.

Lembre-se que para o sucesso desta filosofia de trabalho, não há descanso nunca pois sempre é possível melhorar. Se existir comodismo, estabilidade e imobilidade dentro da equipe o pensamento enxuto ou "lean thinking" não é praticado.