sábado, 28 de fevereiro de 2009

Grande obra para o PCP

Prezados leitores,

Estou de mudança para Porto Velho, RO. Irei desenvolver lá o planejamento e gerenciamento das obras do reservatório de uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil

Esta obra vai exigir um trabalho de planejamento e gerenciamento muito grande, pois o reservatório da usina irá alagar total ou parcialmente diversas estruturas existentes no local, como por exemplo: uma Rodovia federal, uma linha de transmissão inclusive uma pequena cidade. Esta estruturas deverão ser reconstruidas em um prazo extremamente curto, ou seja um grande desafio para o planejamento e controle da produção.

Irei postar algumas fotos da obra no decorrer dos trabalhos

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Qual o seu nível de lean?

Entendo que cada empresa é única e "equivalente a um ser vivo", ou seja, está sempre em constante desenvolvimento. Nesta linha de raciocínio devem ser respeitadas as limitações, anceios, objetivos e maturidade de cada organização.
Por isso defendo a idéia de que a aplicação da lean construction (ou construção enxuta) deve ser realizada de acordo com as características que já existem na construtora. Ou seja deve ser realizado um diagnóstico do estado atual da construtora para identificar as situação real em que se encontra para posteriormente estabelecer um plano de trabalho adaptado a cada situação e que provoque a melhoria contínua sobre os conceitos e ferramentas lean. Abaixo esta descrito uma frase famosa de James Womack que demonstra uma afinidade com os conceitos que defendo.

“Nem toda firma aderiu com a mesma ênfase ao sistema. Algumas firmas japonesas são mais “enxutas” do que outras, e de que varias das antiquadas firmas de produção em massa do Ocidente e que rapidamente estão se tornando enxutas. Mesmo assim, nos anos 60, as firmas japonesas tinham, na média, conquistado enorme vantagem sobre os produtores em massa de outros países”. (WOMACK, et al., 2004, pg.56)