sábado, 21 de março de 2009

BIM - Building Information Modeling

Entre os diversos fluxos de trabalho que existem no processo produtivo, o fluxo de projetos que está inserido dentro do fluxo de informação, tem um papel fundamental para o sucesso do empreendimento.
O fluxo do projeto nas obras do Brasil ainda é pouco evoluído e os profissionais da área ainda não estão habituados a trabalharem com ferramentas que proporcionam um melhor entendimento dos problemas a serem enfrentados quando a obra iniciar. Digo isso, pois poucos projetistas brasileiros trabalham com ferramentas tipo BIM (building information modeling) ou com simulação digital.
Sem dúvida a qualidade da obra seria elevada se ferramentas como essas fossem empregadas, porém a mudança de cultura na forma de trabalho dos projetista é a principal barreira para essa evolução.

A pesquisadora Claudia Campos Crespo assim define a ferramenta BIM:

Ferramentas Building Information Modeling (BIM) representam uma nova geração de ferramentas CAD inteligentes orientadas ao objeto que gerenciam a informação da construção no ciclo de vida do projeto. Inicia-se um novo caminho a ser explorado pelos profissionais que atuam na área de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) em direção a colaboração, interoperabilidade e reutilização da informação. Esta abordagem visa à competitividade e melhoria contínua no processo de desenvolvimento do produto. BIM requer de seus usuários habilidade de domínio específico para que os objetos modelados mostrem o comportamento inteligente, impondo, ainda, uma prática que transcende as questões operacionais do trabalho. A linguagem passa a ser vista não apenas no seu aspecto descritivo, mas como uma forma de ação social, dirigida para uma orientação mútua, necessitando explicitação do conhecimento e comprometimento na construção da informação para a qualidade do produto. (CRESPO C. C.Ç; RUSCHEL R.C., 2007).

Vejam um pequeno vídeo de um projeto BIM (4D) no link acima e tirem as próprias conclusões.

Qual é melhor o bom e velho modelo prancheta eletrônica 2D ou BIM?

domingo, 1 de março de 2009

Porque poucas empresas praticam Lean Construction?

Creio que a melhor resposta para esta pergunta é porque Lean Construction "dá trabalho"!!!

As construtoras estão habituadas a realizar suas tarefas através de sistemas construtivos tradicionais que são de fácil aceitação no mercado o que facilita a vida do construtor. Porém vale lembrar que a grande maioria dos canteiros de obra do Brasil ainda estão abarrotados de desperdício por todos os lados jogados nas caçambas, nas horas perdidas por tarefas desnecessárias, no planejamento mal formulado e tudo isso é responsabilidade do engenheiro da obra.

A lean construction nasce de uma proposta que tenta eliminar o desperdicío na cadeia da construção e maximizar a produtividade consequentemente aumentando o lucro e o poder competitivo da construtora para poder gerar maior valor para seu cliente.

Obviamente esta atividade demanda muito trabalho e um longo prazo de adaptação (entre 4 e 5 anos) por parte de todos os envolvidos com a empresa. Este prazo assusta os possíveis usuários, mas como estamos falando de uma mudança radical na forma de produzir obras não é possível aplicar todas as ferramentas gerenciais em um curto prazo, pois o processo de assimilação é normalmente lento. Por isso deve ser inserido na construtora pouco a pouco a filosofia lean.

Em relação a lucratividade ainda não é possível aferir pela academia quanto "a mais" a construtora que pratica lean construction lucra em relação a construtora tradicional. Mas o que eu posso garantir é que os clientes daquelas empresas que praticam lean são mais satisfeitos do que aqueles que não o praticam, chegando algumas empresas a 92% de satisfação do cliente. enquanto a construtora tradicional alcança médias próximas a 80%.

Partindo da máxima de que manter os clientes é sempre mais barato do que adquirir novos clientes, apenas estes números já fornecem argumentos suficientes para iniciar neste processo da lean construction. Pois o cliente satisfeito é sinal de novos contratos.

Um abraço a todos
Gostaria de relatar o comentário deixado pelos leitores Mariana Prado e por um dos meus grandes amigos Eng. Bruno Hohman Ribeiro.

A lean construction realmente é pouco desenvolvida, mas não somente no Brasil como no mundo. Em minha dissertação eu tive dificuldades de encontrar empresas que aplicassem esta filosofia de gestão para poder gerar minhas pesquisas. Sei que atualmente as cidades de Fortaleza, Belém, Porto Alegre, São Paulo, possuem algumas empresas que já trabalham nesta sistemática, porém são casos pontuais.

Mariana se você tiver interesse em se envolver realmente no assunto te recomendo fazer um mestrado na área. Visite o site do PPGCC http://www.ppgcc.ufpr.br/ que é da UFPR aqui em Curitiba que inclusive é de graça e oferta bolsas de estudos para os melhores colocados, meu ex-orientador chama-se Ricardo Mendes Junior ele é a pessoa ideal para você ter como contato.

Para quem deseja ler mais sobre artigos na área recomendo visitar a página do IGLC. International Group for Lean Construction www.iglc.net. Lá você encontrará material sobre Lean desenvolvido nos últimos anos no mundo, porém esta leitura talvez demande um pouco de conhecimento básico no assunto e tudo está em inglês.

Outro portal interessante onde você pode procurar muito material é o site do infohab http://www.infohab.org.br/capa.aspx necessita fazer um cadastro para poder acessar o site e funciona de maneira similar a um site de buscas, entra-se com palavras chaves e aparecem os artigos relacionados com o tema. A vantagem deste é que a grande maioria é em português.

Estou aberto para mais perguntas e/ou dúvidas técnicas, um abraço

Atenciosamente
Msc Eng Bruno Soares de Carvalho