quinta-feira, 21 de maio de 2009

DOLC - Degree of lean construction

Caros leitores, o blog acabou ficando desatualizado por 2 meses. Porém neste período estava preparando novos trabalhos para serem postados e publicados aqui. Ainda no primeiro semestre deste ano deverá ser lançado o livro no qual sou um dos autores que une conhecimentos do Brasil e da Alemanha sobre construção enxuta.

A minha contribuição neste livro descreve um pouco do conceito sobre construção enxuta e mais especificamente sobre a ferramenta na qual desenvolvi chamada de DOLC - Degree of lean construction.

Esta ferramenta, inédita no mundo, que tem como objetivo mapear a construtora avaliada em relação ao grau de construção enxuta, proporciona um conhecimento sobre o estado atual da empresa em relação aos conceitos fundamentais. Assim sendo a empresa pode vislumbrar melhorias em sua gestão na busca por proporcionar maior valor para seu cliente, obviamente buscando maior lucratividade, por fazer mais com menos.

Ainda este ano existe o plano de iniciar a elaboração de outro livro focado para estudantes de engenharia civil, engenharia de produção e para construtores que já trabalham com construção enxuta que sirva como um guia prático do uso da ferramenta DOLC.

Tendo como objetivo maior, que este livro seja uma das principais referencias sobre mapeamento