sexta-feira, 23 de março de 2012

Obras da Copa do Mundo

Caros Leitores,

Faltando apenas dois anos e pouco para o início do mais importante evento já realizado no Brasil, dos últimos 50 anos, parte dos brasileiros está temerosa sobre o sucesso da Copa do Mundo de 2014 e também sobre o sucesso do legado que este grandioso evento proporcionará ao país.

Estou abrindo este espaço no blog para comentar a respeito, pois tenho acompanhado o desenvolvimento das obras pelas diversas cidades sedes e a sensação que tenho é que o processo não caminha de maneira satisfatória. Analisando o caso da Rússia que terá a Copa de 2018 e que neste momento já possui os estádios em etapas mais avançadas do que o Brasil, nossa preocupação se faz necessária.

Moro em Curitiba e próximo a minha casa acompanho o desenvolvimento ou a falta de desenvolvimento da obra da arena da baixada. Devido a problemas que envolvem desde captação de recursos até a problemas políticos internos entre a direção do clube atlético paranense e o governo federal e local. Mesmo as desapropiações necessárias ainda não foram executadas... ou seja problemas não faltam e as decisões demoram a ser tomadas...e o relógio faz tic e tac... e nada é feito para mudar esse panorama. Como engenheiro e planejador creio que será muito difícil se não uma missão impossível desenvolver esta obra complexa faltando 02 anos e 04 meses para o evento. Se considerarmos o fato de que a FIFA exigirá que todos os estádios sejam testados antes dos eventos isto significa que deverão ficar prontos até no máximo janeiro de 2014, reduzindo ainda mais o prazo.

Portanto a FIFA está coberta de razão em eleger diversas cidades sedes pelo Brasil, pois certamente 03 ou 04 não ficarão prontas para a Copa sendo descartadas pela organização e ficando o clube, o estádio e a comunidade política local com o vechamoso legado de incompetentes, com dívidas que certamente não serão pagas e com até mesmo problemas que poderão afetar o PIB do município deixado de lado, dependendo do seu tamanho.

Faço meus votos para que a situação melhore, mas não vejo luz no fim do túnel. Portanto aquilo que poderia servir como trampolim ao Brasil (veja o caso de sucesso de Olimpíadas em Pequim e em Barcelona) será motivo de âncora para os brasileiros.

Temos de manifestar nosso direito e compromisso com a seriedade dos fatos. Se não aguenta por que entrou nessa barca? Se entrou neste jogo então jogue de maneira correta do começo ao fim, pois dinheiro não é problema ao nosso país que possui a sexta maior economia do mundo. Falta apenas a seriedade!

http://www.gazetadopovo.com.br/copa2014/arena/conteudo.phtml?tl=1&id=1237520&tit=A-um-ano-da-reabertura-Baixada-convive-com-atraso-e-burocracia
Deixe seu comentário ou protesto neste espaço para ser amplamente divulgado.