segunda-feira, 29 de abril de 2013

Indústria da construção Chinesa

Durante o último mês de abril 2013 estive em viagem a China para visitar a exposição Canton Fair na cidade de Guangzhou, uma das maiores feiras de variedades do mundo, atraindo milhares  de visitantes todos os anos.

Meu interesse maior na feira estava vinculado a novas oportunidades no mercado da construção civil e fiquei muito satisfeito no que vi. Tive a oportunidade de visitar mais de 15 fábricas chinesas desde fabricantes de páineis  modulares, perfis de alumínio, telhados entre muitos outros. Desde pequenas fábricas a grandes conglomerados e assim consigo fazer um pequeno balanço do perfil industrial chinês que pude observar.

Atualmente o crescimento chinês continua em grande escala sendo de 7,8% no  ano de 2012 e com projeções de 8% para 2013. Muito superior ao brasileiro que  fechou em meros 0,9% em 2012. Essa diferença de escala é perceptível a olho nu, pois a quantidade de obras de infraestrutura urbana, novos  edifícios e novas industrias é muito superior ao que enxergamos aqui no Brasil. Justificando a diferença numérica.

Obviamente alguns fatores ajudam a China a conseguir tais resultados como a legislação tributária com muito menos burocracia e peso  sobre a indústria e a legislação trabalhista muito mais branda, vale dizer que não concordo com todas as práticas e políticas expostas aos trabalhadores em algumas indústrias que visitei, mas de qualquer maneira a força de trabalho impulsionada por mais de 1,3 bilhão de pessoas é uma das engrenagens da industria  chinesa.

Outro fator que me chamou a atenção foi a ausência de práticas lean nas indústrias chinesas, na contra mão do processo industrial mundial. Em conversa com um consultor de comércio exterior de Taiwan que reside na China a 7 anos, ele  me explicou que o processo de abertura do mercado chinês já deu grandes e progressivos passos, mas que ainda existe muita resistência para que alguns conceitos sejam absorvidos, mantendo-se a mesma forma fabril de tempos passados.

De qualquer forma o resultado dessa expedição foi positivo podendo gerar bons frutos no futuro.

Um abraço
Bruno

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Como executar obras rápidas.

Atualmente na Aiza Engenharia realizamos algumas obras que podem ser definidas como obras especiais, por proporcionarem ao cliente um resultado diferenciado do que o mercado oferece. Acabou de ser inaugurada em Curitiba-PR no campus da PUC-PR um prédio do bloco de ciências jurídicas, no qual realizamos uma obra especial recheada de práticas lean que resultaram em uma edificação de 4.150,00m2 de 04 pavimentos executada em apenas 105 dias (3 meses e meio).

Sendo que no primeiro dia de obra a única informação que o cliente disponibilizou para nós era o projeto arquitetônico e todos os outros projetos complementares eram do nosso escopo como construtora (sondagem, fundação, estrutural, elétrico, hidráulico, Prevenção contra incêndio, estrutura metálica, etc...) além da execução da própria obra. O prazo era fixo e existiam cláusulas contratuais com multas sobre atrasos.

A concepção do projeto arquitetônico foi favorável a aplicação de práticas lean, o que colaborou muito para o bom desempenho da edificação. Abaixo estão disponíveis a planta do pavimento tipo e um corte.



 Toda a concepção da obra foi pensada em um modelo de protótipo, para que fosse evitado retrabalhos ou para que as soluções técnicas estivessem definidas em projeto e não no campo. Desta forma foram realizadas diversas reuniões de planejamento e compatibilização para que os diversos fornecedores pudessem equalizar  suas atividades sem que ocorressem erros ou desencontros no momento da execução.

A estrutura da obra foi inteira pré-moldada com fechamentos laterais  também em painéis pré-moldados e com uma cobertura em estrutura metálica e escadas pré-moldadas e em estrutura metálica. Como a utilização do prédio será para salas  de aula de uma instituição de ensino, o padrão de acabamento favorecia a aplicação de materiais de simples e rápida aplicação como steel frame e drywall nas paredes internas, mantas vinílicas e granito nos pisos e o desenvolvimento de uma sequencia lógica bem estruturada. As instalações elétricas eram aparentes.

O grande mérito  dessa obra foi conseguir levar o serviço muito próximo da condição de planejamento sem deixar que os desvios inerentes a nossa vontade se destacassem a ponto de atrapalhar nosso desempenho.

Grande abraço
Bruno

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Aprimorando a cadeia de suprimentos

Será realizado em Sorocaba-SP no dia 10/04 o II Seminário de Logística Lean, que apresenta conceitos inovadores que visam à eliminação de desperdícios na logística e ao aumento da competitividade global.

O Seminário contará com a participação de empresas de ponta com atuação global como 3M, Mercedes Benz, Nike, Flextronics

A Logística Lean permite aumentar a eficiência da entrega por meio da eliminação de desperdícios, transformando a logística num diferencial competitivo estratégico. Será apresentado como eliminar os desperdícios na operação logística de abastecimento interno, inbound e outbound através dos conceitos da logística lean.

Maiores informações pelo site:
http://www.lean.org.br/seminariologistica.aspx

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Curso Técnicas em Construção Enxuta

Prezados,

Será ministrado pelo Eng. Willy Castelo entre 22 e 26/04 o Curso: Técnicas em Construção Enxuta, que será realizado em Belem - PA. 

Tenho certeza que o Engenheiro Willy irá proporcionar um grande curso pelo seu excelente retrospecto e conhecimento na filosofia Lean. Recomendo a todos que tiverem essa oportunidade de participarem do curso. Informações pelo site www.sindusconpa.org.br ou pelo email capacitacao@sindusconpa.org.br