sexta-feira, 20 de setembro de 2013

BIM 5D (3D desenho + cronograma + custo) Agora é uma realidade

Está fechada uma parceria entre Aiza Engenharia e CESEC / UFPR para o desenvolvimento de um trabalho de análise 5D de uma obra já realizada na região de Curitiba-PR.

O objetivo da experiência é a troca de informações entre o mundo acadêmico e o mercado da construção civil, utilizando como parametro uma obra já realizada que possui claramente todo o controle previsto e realizado das etapas de projeto, cronograma e custos.

A experiência será muito interessante pois permitirá que possamos enxergar os gargalos do processo construtivo, que posteriormente poderá ter uma análise e gerar um relatório técnico com indicadores de qualidade e sugestões de aplicabilidade da técnica durante a obra e não apenas quando de sua  conclusão.

Os trabalhos serão conduzidos por Prof. Dr. Sergio Scheer, Prof. Msc Bruno S. Carvalho e pelo Eng. Marcelo Sakamori.

Em breve indicaremos o resultado de mais este desafio,

Forte abraço
Bruno Soares de Carvalho

Série de reportagens

O Instituto IDD está lançando uma série de reportagens sobre o tema lean construction.Serão 04 matérias sobre a filosofia Lean. Vale apena conferir a reportagem http://institutoidd.com.br/blog/?p=788

Para quem tiver a oportunidade e quiser se aprofundar mais sobre o tema entre 12/10/13 e 02/11/13 será ministrado em Curitiba o curso de lean construction "Agregando valor a sua obra".

Inscrições pelo site:
http://www.institutoidd.com.br/cursos/lean-construction/

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Curso: Lean Construction, agregando valor a sua obra!

Informações e Inscrições para o Curso de Lean Construction


Olá Pessoal, juntamente com o Instituto IDD estruturei um novo curso de Lean Construction. Com 32h.a. o curso terá uma grande imersão na filosofia Lean. As datas do curso  serão: 12/out; 19/out ; 26/out ; 02/nov.

PÚBLICO ALVO:
Engenheiros, arquitetos tecnólogos e estudantes que pretendem ampliar e aprimorar seus conhecimentos sobre gestão de obras.


OBJETIVO:
O objetivo principal é capacitar o profissional a realizar a aplicação da filosofia da Lean Construction em sua obra. Através de metodologia científica e da apresentação de diversos “cases” de sucesso praticados no mercado brasileiro.


CARACTERÍSTICA:
100% Presencial, incluindo 01 aula prática em obra. Turmas entre 35 e 45 alunos.

CARGA HORÁRIA:
32 HORAS AULA (DIVIDIDOS EM 4 SÁBADOS DE 8H CADA).


COORDENAÇÃO:
BRUNO SOARES DE CARVALHO



O time de professores são:


Prof. Bruno Soares de Carvalho. Engenheiro Civil (UFPR), com Mestrado em Gerenciamento de Obras focado em LEAN construction (UFPR). Com experiência internacional em obras de infraestrutura urbana de grande porte e obras e projetos de Usinas Hidrélétricas. Atualmente trabalha na Aiza Engenharia como Gerente técnico de obras industriais e comerciais.

Prof. Marcus Sterzi Construiu sua carreira em grandes empresas de Engenharia do país, com foco nos segmentos industrial, corporativo, hospitalar e residencial, onde conduziu processos das mais diversas complexidades e portes. Possui 15 anos de experiência em planejamento, projeto, execução e gerenciamento de obras e implementação de ferramentas de gestão. Mestre em gerenciamento da construção pelo NORIE/UFRGS, com ênfase em LEAN Supply Chain e LEAN Construction.

Prof. Eng. Karina Bertotto Barth, Mestre em Gerenciamento da Construção pelo NORIE/UFRGS, atuou em grandes empresas do país. Possui 10 anos de experiência em planejamento, projeto e execução de obras corporativas e residenciais, e vivência em implementação de Lean Construction, Qualidade, Last Planner, BSC, ISO 9001 e PBQP-H. Palestrante em congressos de engenharia no Brasil e Exterior, possui publicações de sua autoria.

Eng. Willy C. Branco, Engenheiro civil com especialização em Gestão Empresarial, atuando a 13 anos na construção de edifícios, hotéis, hospitais e shoppings nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, trabalhando com a implantação prática da Lean Construction desde 2004, ministrando diversos cursos e palestras sobre o tema em vários estados.