sexta-feira, 7 de maio de 2010

Obras de infraestrutura na Libia

Atualmente estou trabalhando na execucao de obras de infraestrutura urbana na Libia. O projeto em questao engloba obras de redes de esgoto, drenagem, agua, iluminacao publica e pavimentacao em 6 cidades proximas a Benghazi (segunda maior cidade da Libia).

O trabalho realizado no mundo arabe se difere muito da situacao encontrada no Brasil. Pois a relacao comercial do povo arabe e diferente da relacao comercial que o brasileiro esta acostumado, portanto temos que nos adaptar a cultura local.

Alem disso as obras sao compostas por pessoas de varios paises diferentes (brasileiros, vietnamitas, libios, egipcios, portugueses, etc..). Portanto a comunicao e um complicador para a gestao da obra.

Como as atividades desenvolvidas nestes contratos sao consideradas obras lineares, ou seja, a sequencia executiva se repete e o canteiro de obra e movel acompanhando o ritmo dos times de producao. As tecnicas de planejamento e controle de producao podem ser amplamente utilizadas.

Uma vez que se determina a meta a ser alcancada a dificuldade passa a ser encontrar a melhor relacao custo beneficio para se determinar o ritmo de producao adequando os equipamentos e a equipe para as frentes de servico.

Este exercicio de controle produtivo eh muito interessante de ser desenvolvido e aceita a utilizacao de varias tecnicas de PCP como: Look ahead; last planner e Line of balance.

3 comentários:

Larisse disse...

Olá Bruno,

Em meio à minhas pesquisas acabei chegando ao seu blog. Também sou engenheira civil e trabalho numa empresa que gerencia um programa de saneamento no espírito santo, o qual contempla a implantação de mais de 500 Km de rede de esgoto entre vários municípios da Grande Vitória. Há um mês iniciei uma pós-graduação em engenharia de produção pelo IFES e estou um pouco perdida quanto à decisão de um problema de pesquisa, até porque muitos assuntos em engenharia de produção são novidades para mim. Inicialmente pensei em pesquisar logística em obras de saneamento; talvez um estudo de caso em alguma das empreiteiras que atuam no nosso programa. Entretanto, tem sido mais fácil achar pesquisas relativas à logística em construção civil (de canteiro etc).
Achei interessante o seu comentário de que é possível utilizar várias técnicas de PCP em obras de saneamento. Você poderia me dar exemplos práticos destas técnicas? Quem sabe daí eu não posso ter uma idéia para meu problema de pesquisa? hehe
Obrigada.

Anônimo disse...

Olá Bruno..

Andava aqui a fazer uma pesquisa e encontrei o teu blog.

Concordo com tudo o que diz….
Queria dizer que foi um prazer trabalhar, consigo. Espero que um dia ainda nos voltemos a cruzar…...


Vitor Gomes
(Alguriah)

Msc. Eng. Bruno Soares de Carvalho disse...

Caro amigo Vitor Gomes, o prazer foi todo meu em trabalharmos juntos. O projeto Líbia é um grande desafio. Faço votos de sucesso a todos que continuam neste país. Saudações lusitanas!

Bruno S. Carvalho