sexta-feira, 23 de março de 2012

Obras da Copa do Mundo

Caros Leitores,

Faltando apenas dois anos e pouco para o início do mais importante evento já realizado no Brasil, dos últimos 50 anos, parte dos brasileiros está temerosa sobre o sucesso da Copa do Mundo de 2014 e também sobre o sucesso do legado que este grandioso evento proporcionará ao país.

Estou abrindo este espaço no blog para comentar a respeito, pois tenho acompanhado o desenvolvimento das obras pelas diversas cidades sedes e a sensação que tenho é que o processo não caminha de maneira satisfatória. Analisando o caso da Rússia que terá a Copa de 2018 e que neste momento já possui os estádios em etapas mais avançadas do que o Brasil, nossa preocupação se faz necessária.

Moro em Curitiba e próximo a minha casa acompanho o desenvolvimento ou a falta de desenvolvimento da obra da arena da baixada. Devido a problemas que envolvem desde captação de recursos até a problemas políticos internos entre a direção do clube atlético paranense e o governo federal e local. Mesmo as desapropiações necessárias ainda não foram executadas... ou seja problemas não faltam e as decisões demoram a ser tomadas...e o relógio faz tic e tac... e nada é feito para mudar esse panorama. Como engenheiro e planejador creio que será muito difícil se não uma missão impossível desenvolver esta obra complexa faltando 02 anos e 04 meses para o evento. Se considerarmos o fato de que a FIFA exigirá que todos os estádios sejam testados antes dos eventos isto significa que deverão ficar prontos até no máximo janeiro de 2014, reduzindo ainda mais o prazo.

Portanto a FIFA está coberta de razão em eleger diversas cidades sedes pelo Brasil, pois certamente 03 ou 04 não ficarão prontas para a Copa sendo descartadas pela organização e ficando o clube, o estádio e a comunidade política local com o vechamoso legado de incompetentes, com dívidas que certamente não serão pagas e com até mesmo problemas que poderão afetar o PIB do município deixado de lado, dependendo do seu tamanho.

Faço meus votos para que a situação melhore, mas não vejo luz no fim do túnel. Portanto aquilo que poderia servir como trampolim ao Brasil (veja o caso de sucesso de Olimpíadas em Pequim e em Barcelona) será motivo de âncora para os brasileiros.

Temos de manifestar nosso direito e compromisso com a seriedade dos fatos. Se não aguenta por que entrou nessa barca? Se entrou neste jogo então jogue de maneira correta do começo ao fim, pois dinheiro não é problema ao nosso país que possui a sexta maior economia do mundo. Falta apenas a seriedade!

http://www.gazetadopovo.com.br/copa2014/arena/conteudo.phtml?tl=1&id=1237520&tit=A-um-ano-da-reabertura-Baixada-convive-com-atraso-e-burocracia
Deixe seu comentário ou protesto neste espaço para ser amplamente divulgado.

6 comentários:

Fenelon Neto disse...

Sou estudante de Engenharia Civil e moro em Natal, onde infelizmente acredito que não ocorrerá jogos da copa pois aqui se encontra as obras que estão mais atrasadas. É revoltante, é o Brasil.

Fenelon Neto disse...

sou aluno de Engenharia Civil e moro em Natal-RN, onde infelizmente acredito que por falta de compromisso dos envolvidos não haverá jogos da copa. As obras aqui são as mais atrasadas do país. É revoltante, é o Brasil.

Talita Reimberg Antonio disse...

boa tarde, sou estudante de Construção de edifícios, e tenho um trabalho para fazer sobre blogs e devo montar um também, gostaria de saber se você pode me dar umas dicas de como montar.
Sobre o assunto, acredito que estamos estacionados, e como sempre deixando tudo para ultima hora, em pouco tempo teremos um evento tao esperado e será que teremos estrutura para isso? Acho que não...

Petrotec disse...

Investindo fortemente na mão-de-obra e corretamente no andamento das obras, conseguiremos realizar esse tao esperado sonho brasileiro. É necessário agilidade e seriedade com o dinheiro público, afinal como foi dito, somos a sexta maior economia do mundo.

Msc. Eng. Bruno Soares de Carvalho disse...

Olá Petrotec, creio capacidade técnica para realizar as obras da copa nosso país possui. Tanto que em algumas cidades sedes o resultado está aparecendo. O problema é que este avanço deveria estar em todas as sedes e não somente em algumas, pois o compromisso do governo do Brasil com a Fifa e com a população brasileira e mundial é para executar e finalizar por completo todos os estádios e reformas de melhoria na mobilidade urbana na qual se propos quando se candidatou a cidade sede da Copa do Mundo de 2014. Pena que isso não está ocorrendo. Como diria o Boris "Isso é uma vergonha"

Anônimo disse...

Olá amigo, faz eng civil em qual universidade, vou me mudar para Natal, e não sei onde continuar meu curso