sábado, 4 de agosto de 2012

Gerenciadoras, qual o seu papel?

Eu gosto de comparar obras com organizações militares, pois para o bom andamento da obra é necessario que exista dentro do canteiro uma ordem que deve ser preservada, alem da necessidade de hierarquia bem determinada, ter um objetivo a ser cumprido e principalmente a necessidade de planejamento, constante. Planejamento que possui sua origem na organização das batalhas na antiguidade.

A unica diferença é que seu oponente não é seu fiscal, muito menos o seu cliente ou qualquer outro desafeto. Seu oponente é o objetivo a ser cumprido com a execução da obra em conformidade com prazo, preço e qualidade.

Dentro deste processo surgiram empresas especializadas em organizar todos os envolvidos, respeitando critérios tecnicos, financeiros, que são as chamadas gerenciadoras.

As gerenciadoras possuem um amplo campo de atuação podendo, variar de acordo com cada contrato, ou tipo de obra. Um padrão normal de contrato é quando o proprietário da obra contrata a gerenciadora para fazer a gestão desde a contratação dos projetos até a escolha das construtoras que irão participar da licitação para executar a obra. Sendo considerada "os olhos dos donos" dentro do processo , com visão técnica podendo auxiliar o proprietario da obra a tomar as decisões certas, em termos de contrataçoes e definições. Além de realizar a compatibilização dos projetos complementares e realizar a fiscalizaçao da obra. Garantindo a necessidade do cliente sem que o mesmo necessite se desgastar no processo e de forma a evitar que sua obra vire uma guerra.

Nenhum comentário: