quinta-feira, 21 de junho de 2007

Como evitar problemas contratuais

Existem diversas construtoras pelo Brasil que buscam obras a todos os custos e esquecem muitas vezes que elas devem responder ao contrato pré-establecido. Sendo que estas construtoras não realizam análises orçamentárias adequadas, com planos de ataques bem definidos e com uma estrutura de planejamento de recursos, de riscos e de serviços compatível com a obra a ser realizada.
Em diversas obras os prazos de conclusões dos serviços estão vinculados a multas descritas em contrato por dias de atrasos na entrega da obra. Isto significa que cada etapa do serviço atrasada pode impactar no prazo final e resultar em multas contratuais na qual este tipo de empreiteiro somente vai perceber no momento da medição.
Porém deve-se lembrar que a engenharia necessita ser realizada com qualidade nos serviços, controle de custos e prazos e com uma posterior avaliação dos serviços realizados. Para se obter aprendizado sobre as inovações inseridas na obra e evoluir com os próprios erros cometidos para que os mesmos não se repitam.
Portanto o executor deve sempre ter em mente no momento de fechamento do seu contrato é de estabelecer condições que possibilitem a ele o cumprimento de suas obrigações analisando todos os aspectos cronológicos, financeiros e referentes ao controle de qualidade dos serviços prestados, evitando-se assim desgastes posteriores devido ao não cumprimento do contrato.

Nenhum comentário: