quinta-feira, 28 de junho de 2007

Linhas de balanceamento

Algumas obras possuem como principal característica de projeto, a repetição de ciclos de produção. Estes ciclos podem ser identificados como os pavimentos tipos em edificações verticais, as diversas casas de mesmo padrão em um conjunto habitacional horizontal ou até mesmo a realização de um longo trecho a ser pavimentado em uma estrada.
Para otimizar a distribuição das diversas equipes com suas respectivas frentes de serviços pode-se utilizar como ferramenta de planejamento e controle da produção as linhas de balanceamento. Estas linhas de balanceamento, quando bem geridas, buscam proporcionar uma distribuição ótima da equipe em função do ritmo de trabalho de cada equipe em sua respectiva frente de serviço.
Como resultados esperados, evita-se o tempo ocioso pela falta de frentes de serviço, realiza-se uma estimação do tamanho das equipes e o número ideal de equipes para cada tarefa, além de proporcionar organização ao canteiro de obras evitando-se assim que em um mesmo canteiro, sejam abertas diversas frentes de serviços sem que hajam equipes suficientes para trabalhar em cada frente aberta, buscando dar ritmo a produção tornando-a repetitiva e ciclica, de tal forma que o operário possa se concentrar em uma única tarefa sem ter de execer a polivalência de atividades com mobilização e desmobilização de equipamentos e materiais para cada frente de serviço aberta, o que proporciona perda de tempo e produtividade.

Nenhum comentário: