sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Qual o seu nível de lean?

Entendo que cada empresa é única e "equivalente a um ser vivo", ou seja, está sempre em constante desenvolvimento. Nesta linha de raciocínio devem ser respeitadas as limitações, anceios, objetivos e maturidade de cada organização.
Por isso defendo a idéia de que a aplicação da lean construction (ou construção enxuta) deve ser realizada de acordo com as características que já existem na construtora. Ou seja deve ser realizado um diagnóstico do estado atual da construtora para identificar as situação real em que se encontra para posteriormente estabelecer um plano de trabalho adaptado a cada situação e que provoque a melhoria contínua sobre os conceitos e ferramentas lean. Abaixo esta descrito uma frase famosa de James Womack que demonstra uma afinidade com os conceitos que defendo.

“Nem toda firma aderiu com a mesma ênfase ao sistema. Algumas firmas japonesas são mais “enxutas” do que outras, e de que varias das antiquadas firmas de produção em massa do Ocidente e que rapidamente estão se tornando enxutas. Mesmo assim, nos anos 60, as firmas japonesas tinham, na média, conquistado enorme vantagem sobre os produtores em massa de outros países”. (WOMACK, et al., 2004, pg.56)

2 comentários:

Unknown disse...

Olá,
sou engº civil, na area da construção sustentável. De modo a divulgar mais e melhor as soluções de construção sustentável eu e mais 2 amigos (1 eng e 1a Arq) decidimos criar uma pequena página onde colocamos os nossos artigos relacionados com o tema. para quem estiver interessado em visitar o endereço é www.habitarcomsaude.com

Um abraço,
e continuação de bom trabalho

Anônimo disse...

Olá Bruno! Concordo com seu comentário, bem este ano estou formando em engenharia de produção na univerdade católica de goiás e para projeto final estou pesquisando sobre fundamentos do lean construction no pcp das obras. Venho muito ao seu blog para ler sobre o que anda acontecendo a respeito desse assunto. Como o nível de conhecimento das pessoas aqui em Goiás é baixissimo creio estar indo no caminho certo, pois obras e construtoras por aqui existem aos montes e todas possuem altos níveis de perdas, atrasos, enfim...
Gostaria muito de trocar idéias sobre, estou engatinhando mas tenho muito vontade de estudar esta filosofia e esta area. Ficaria muito agradecida se puder me indicar artigos, teses sobre este assunto.
Muito sucesso para você!

Mariana Prado