sábado, 21 de março de 2009

BIM - Building Information Modeling

Entre os diversos fluxos de trabalho que existem no processo produtivo, o fluxo de projetos que está inserido dentro do fluxo de informação, tem um papel fundamental para o sucesso do empreendimento.
O fluxo do projeto nas obras do Brasil ainda é pouco evoluído e os profissionais da área ainda não estão habituados a trabalharem com ferramentas que proporcionam um melhor entendimento dos problemas a serem enfrentados quando a obra iniciar. Digo isso, pois poucos projetistas brasileiros trabalham com ferramentas tipo BIM (building information modeling) ou com simulação digital.
Sem dúvida a qualidade da obra seria elevada se ferramentas como essas fossem empregadas, porém a mudança de cultura na forma de trabalho dos projetista é a principal barreira para essa evolução.

A pesquisadora Claudia Campos Crespo assim define a ferramenta BIM:

Ferramentas Building Information Modeling (BIM) representam uma nova geração de ferramentas CAD inteligentes orientadas ao objeto que gerenciam a informação da construção no ciclo de vida do projeto. Inicia-se um novo caminho a ser explorado pelos profissionais que atuam na área de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) em direção a colaboração, interoperabilidade e reutilização da informação. Esta abordagem visa à competitividade e melhoria contínua no processo de desenvolvimento do produto. BIM requer de seus usuários habilidade de domínio específico para que os objetos modelados mostrem o comportamento inteligente, impondo, ainda, uma prática que transcende as questões operacionais do trabalho. A linguagem passa a ser vista não apenas no seu aspecto descritivo, mas como uma forma de ação social, dirigida para uma orientação mútua, necessitando explicitação do conhecimento e comprometimento na construção da informação para a qualidade do produto. (CRESPO C. C.Ç; RUSCHEL R.C., 2007).

Vejam um pequeno vídeo de um projeto BIM (4D) no link acima e tirem as próprias conclusões.

Qual é melhor o bom e velho modelo prancheta eletrônica 2D ou BIM?

Nenhum comentário: