domingo, 1 de março de 2009

Porque poucas empresas praticam Lean Construction?

Creio que a melhor resposta para esta pergunta é porque Lean Construction "dá trabalho"!!!

As construtoras estão habituadas a realizar suas tarefas através de sistemas construtivos tradicionais que são de fácil aceitação no mercado o que facilita a vida do construtor. Porém vale lembrar que a grande maioria dos canteiros de obra do Brasil ainda estão abarrotados de desperdício por todos os lados jogados nas caçambas, nas horas perdidas por tarefas desnecessárias, no planejamento mal formulado e tudo isso é responsabilidade do engenheiro da obra.

A lean construction nasce de uma proposta que tenta eliminar o desperdicío na cadeia da construção e maximizar a produtividade consequentemente aumentando o lucro e o poder competitivo da construtora para poder gerar maior valor para seu cliente.

Obviamente esta atividade demanda muito trabalho e um longo prazo de adaptação (entre 4 e 5 anos) por parte de todos os envolvidos com a empresa. Este prazo assusta os possíveis usuários, mas como estamos falando de uma mudança radical na forma de produzir obras não é possível aplicar todas as ferramentas gerenciais em um curto prazo, pois o processo de assimilação é normalmente lento. Por isso deve ser inserido na construtora pouco a pouco a filosofia lean.

Em relação a lucratividade ainda não é possível aferir pela academia quanto "a mais" a construtora que pratica lean construction lucra em relação a construtora tradicional. Mas o que eu posso garantir é que os clientes daquelas empresas que praticam lean são mais satisfeitos do que aqueles que não o praticam, chegando algumas empresas a 92% de satisfação do cliente. enquanto a construtora tradicional alcança médias próximas a 80%.

Partindo da máxima de que manter os clientes é sempre mais barato do que adquirir novos clientes, apenas estes números já fornecem argumentos suficientes para iniciar neste processo da lean construction. Pois o cliente satisfeito é sinal de novos contratos.

Um abraço a todos

2 comentários:

Engª Mariana Prado disse...

Boa noite Bruno, agradeço as indicações feitas e venho novamente mas em busca de outras indicações, estou pesquisando sobre mauricio bernardes, ricardo mendes jr., lauri koskela, ballard, howell, se não for muito incomodo você indica outros e/ou poderia fornecer artigos? Gostaria muito de ler o seu último trabalho...

Meu e-mail é: marianamps@gmail.com

Atenciosamente,

Mariana Prado

Anônimo disse...

Amigo, ótimo texto. Vou publicá-lo no blog (http://leanconstruction.wordpress.com) com os devidos créditos.
abraços - Luiz Junqueira