segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Quadro Kanban

Quadros Kambam, para controle de estoque.
(Adaptado de João Bosco L. Barbosa Jr.)


O sistema Kanban pode ser facilmente aplicado ao controle de estoque em obras, por ser muito simples este sistema japones auxilia seus usuários a manterem o controle de materiais nas quantidades ideais nas obras.
O sistema Kanban, consiste basicamente de três cartões,

sendo 01 Verde, 01 Amarelo e 01 Vermelho.

Os cartões podem ser colocados no almoxarifado em frente a caixas, gavetas, prateleiras, ou em áreas de estoque espalhadas pela obra e cada um tem um significado.

1. Cartão verde significa que o estoque ao ser consumido no tempo necessário para a fabricação/ compra do item se faz de modo normal sem preocupações;

2. Cartão Amarelo significa que o consumo está chegando em uma fase critica e que a velocidade de reabastecimento está ficando abaixo do esperado e que pode ocorrer falta de produto.

3. Cartão Vermelho significa que o consumo passou da velocidade normal de consumo e que se nada for feito faltará peças/ componentes para a fabricação/ montagem.

Na implanatação do kanban uma coisa deverá ser observada com muita atenção:

1. O Volume de cada cartão deverá ser calculado de modo a contabilizar os Lead Time (Prazos de entrega) de todos os processos envolvidos na fabricação/ compra, mescle está informação com o volume consumido do item e terá o volume correto a ser colocado no cartão.

2. Treinamento dos funcionário envolvidos no processo é muito importante pois sem que estes estejam envolvidos no processo os cartões não fluem pela empresa pois hora esquecem hora se perdem nas gavetas, etc. Consientização é a palavra. E ouça os funcionários para realmente conseguir exprimir nos cartões as condições necessárias ao bom funcionamento deste sistema.

3. Você terá que introduzir o conceito de Just in Time entre os setores envolvidos para permitir eficiencia na tomada de descisão quando os cartões estiverem em uso: verde - tudo tranquilo, Amarelo -observe seu estoque pois pode acabar, Vermelho - Corre pois vai faltar.

Cada vez que um cartão passa pelos setores todos devem estar cientes do significado do cartão e das necessidades e obrigações impostas por estes.

Texto adaptado de João Bosco L. Barbosa Jr. para controle de estoques de rolamentos.

Um comentário:

emylicardoso disse...

Olá, meu nome e káren, e estou cursando o 3°colegial... pra tentar tirar duvidas de qual carreira seguir os professores montaram grupos, cada qual com uma profissão eu fiquei no grupo de Eng. Civil, e elaborando o trabalho eu fiquei com a parte dos analisar os pontos positivos e negativos.... inpactos ambientais, o que fazer pra amenizar isso...
não tenho orkut, ai fiz esse so pra isso.... mas esta aque meu msn: krenfreitas@hotmail.com
gostaria que pudessem me ajudar em algo
obrigadaa