sexta-feira, 18 de maio de 2012

Construção civil no Japão

Hoje estou fazendo esta postagem de Tóquio no Japão. Observo que as condições dos canteiros de obras japoneses sao muito diferentes das condições brasileiras. Primeiramente pela questão do 5S (senso de organização e limpeza) no qual o povo japonês leva muito a serio. Tudo por aqui e muito organizado, possui ordem, hierarquia. Isso ocorre em toda a sociedade japonesa de modo geral. Sou um admirador da cultura japonesa a muito tempo, mas agora que estou presenciando os modos educados tradicionais de se levar a vida tenho certeza que temos muito a aprender com esse povo de cultura tão diferente da ocidental. Então vamos as principais características e diferenças observadas nos canteiros japoneses: Observo que boa parte das obras que ocorrem em Tóquio atualmente sao obras de pequeno porte (edifícios) nao existem muitas obras estruturais e de infra estrutura. Em todos os casos vi aplicações latentes de lean construction, como por exemplo o revestimento de fachadas que já eh produzido em pecas e sao montados no local da obra. Essas pecas normalmente já estão revestidas antes de serem içadas evitando outros trabalhos diversos como a aplicação de argamassas em local de difícil acesso. Normalmente as obras possuem andaimes fachadeiros que revestem a fachada por todo o período da obra. Gastasse mais no andaime mobilizado porém evitasse custos de mao de obra, pois facilita-se o acesso em tempo integral a qualquer ponto do edifício. Outro fator que chama a atenção êh a quantidade de equipamentos utilizados dentro do canteiro...nao existe espaço de manobra para tantos equipamentos, mas mesmo assim evita-se ao máximo a utilização de mao de obra aplicando sempre que possível equipamentos de alto rendimento. Os equipamentos sao similares aos brasileiros porém melhores equipados no que se refere a automação, precisão e impressão de resultados. O ponto que fatalmente mais me chamou atenção foi o cuidado que o japonês possui com o próximo. E isso reflete no cuidado do canteiro de obra, a segurança do trabalho êh levada muito a serio, além disso as divisórias dos canteiros sao de chapas metálicas com 4m de altura, sendo todas muito bem fixadas, dando a impressão de uma imensa parede de ferro, quando visto da rua. Toda a fachada êh revestida com telas de alta resistência para evita que qualquer material possa cair para fora do canteiro, isso ocorre nao apenas no momento do revestimento externo da fachada mas em todo o período da obra, a partir do 2 pavimento. Estes cuidados com o canteiro tornam a obra mais cara mas também mais segura.

3 comentários:

Glauberthy França disse...

Oi, estou cursando o 4º período de engenharia civil na Unicap e como sempre tive muito interesse pela engenharia Japonesa estive lendo alguns posts e acabei vendo o seu e achei muito interessante. Penso em fazer uma pós graduação e até um mestrado ai no japão só que hoje estou focado em terminar logo o curso para posteriormente ir estudar a lingua japonesa (Mandarin) para poder me tonar um engenheiro com a alta qualidade japonesa. Admiro muito os trabalhos deles juntamente com a cultura que empregam a tudo. Assisto a um programa de tv na sky chamado "obras grandiosas" onde a maioria ou quase 100% são realizadas no japão ou china. Bom, o parabenizo por ter tido tal oportunidade e se puder aconselhar-me de como fazer ou qual caminho seguir para poder ai estar ficarei grato.

Atenciosamente,
Glauberthy França.

Msc. Eng. Bruno Soares de Carvalho disse...

Prezado Glauberthy,

O caminho para o sucesso está atrelado a alguns fatores no meu ponto de vista:
1)Dedicação;
2)Tentar ser alguém melhor hoje do que foi ontem;
3)Sorte.

Obter estes 03 itens não é simples. Mas faça por merecer os dois primeiros que dependem exclusivamente de você. E se por acaso você tiver sorte o mundo te leverá para novos horizontes e quem sabe até mesmo ao Japão.

Já trabalhei em diversos locais como EUA, Lybia e diversas regiões brasileiras e posso dizer que o melhor local é onde você está bem, independente de onde seja.

A propósito você deveria estudar japonês, pois mandarin se fala na china.

Abraço
Bruno

Unknown disse...

Olá Bruno boa tarde,

Estava lendo seu post e fiquei em dúvida com relação a graduação de engenharia civil cursado no Brasil, gostaria de saber se a graduação de engenharia civil feita no Brasil pode ser validade no Japão. Morei no japão por 10 anos e falo o básico (escrita somente hiragana e katakana) tenho interesse em sair do Brasil para atuar na engenharia em outros países,por acaso você sabe o procedimento e os requisitos necessários?Será que terei alguma possibilidade?