sexta-feira, 6 de julho de 2012

Analise critica MS Project

Dentro do mercado da Construcao civil, existem diversos softwares vinculados a planejamento que ofertam ferramentas graficas que facilitam o entendimento do plano de ataque da obra e o sequenciamento das atividades distribuidos ao longo do tempo. Entre os diversos programas existentes, eu gostaria de abrir um debate sobre o Ms Project, que por ser parte da familia Microsoft eh bastante difundido no mercado da construcao. Em minhas atividades profissionais sou solicitado a desenvolver cronogramas e acompanha-los periodicamente para manter o controle sobre as atividades e avancos fisicos. Para este tipo de uso o MS Project se encaixa perfeitamente, por ser de facil manuseio sem que necessite uma retroalimentacao constante com grande quantidade de informacoes. Normalmente o controle e feito apos a linha base com a insercao de avancos percentuais das atividades econsequentemente analisando o novo quadro em relacao a linha base. Porem toda vez que necessitei utilizar as ferramentas relacionadas aos valores do MS Project, eu nao obtive os resultados esperados, pois a metodologia basica utilizada pelo software eh baseada no modelo de (homem / hora). Mas esta unidade nem sempre eh utilizada para os insumos e atividades descritas na base da TCPO. Por isso acaba sendo necessario transformar as unidades dos servicos, o que acaba sendo muito desconfortavel. Vale ressaltar que origenalmente o MS Project nao foi desenvolvido para construcao civil, mas imagino que seu primeiro uso foi justamente para organizar o desenvolvimento de outros softwares. Portanto nos ultimos anos tenho limitado o uso do MS Project apenas no que tange os avancos fisicos realizando oestudo financeiro atraves do controle de planilhas eletronicas (excel). Existem bons softwares como Primavera em que eh possivel obter bons resultados tanto nos aspectos fisicos como financeiros, porem normalmente as licencas destes softwares sao muito mais caras e a mao de obra acaba sendo muito qualificada, e de pouca disponibilidade no mercado. Portanto deixo o espaco para aqueles que querem trocar ideias e sugestoes sobre softwares usados na construcao civil.

5 comentários:

Thales Mendonça disse...

Boa tarde Eng. Bruno, sou estudante de engenharia civil e pretendendo me especializar na área de planejamento e controle de obras, gostaria de alguma sugestão de especialização, lembrando que a parte orçamentária se encaixa no planejamento. Sou do RN e aqui em termos de pós graduação é muito precário.

Msc. Eng. Bruno Soares de Carvalho disse...

Ola Thales, recomendo que para sua formacao profissional voce realize como pos graduacao um mestrado academico na area de construcao civil com especialidade em planejamento ou lean construction. Desconheço se existe esses cursos em sua regiao RN. Porem proximo de voce eu sei que Fortaleza tem universidades de referencia no assunto, ou entao outros centros ed estudos seriam Usp, ufpr, ufsc, ufrg. Estas universidades citadas eu conheco boa parte do corpo docente e lhe digo que sao bons centros de estudos. Porem o processo seletivo e normalmente trabalhoso, mas o resultado é compensador. Eu estudei na ufpr e sempre recomendo pelo o alto nivel de ensino. abraço

Unknown disse...

Boa noite. Trabalho com planejamento de obras e desenvolvi um aistema que integra orçamentos com linha de balanço, usando método de precedencia de atividades similar ao ms-project. Gostaria de ter uma avaliação dos colegas.

Unknown disse...

Olá. Trabalho com planejamento de obras, especialmente edificios. Desenvolvi um software que integra orçamento com linha de balanço, usando precedencia de atividades de maneira similar ao ms-project. Gostaria de uma avaliação dos amigos engenheiros que atuam na area de orçamento e planejamento. Meu email: dataobra@gmail.com

Unknown disse...

olá, boa tarde.
gostaria se posssivel de alguns toques com relação a elaboração de tcc relacionado ao gerenciamento de tempo na construçao civil de medio porte.e também alguns arquivos com relaçao ao gerenciiamento de tempo e métodos para melhorar o desempenho na construção.desde já agradeço.