sexta-feira, 12 de abril de 2013

Como executar obras rápidas.

Atualmente na Aiza Engenharia realizamos algumas obras que podem ser definidas como obras especiais, por proporcionarem ao cliente um resultado diferenciado do que o mercado oferece. Acabou de ser inaugurada em Curitiba-PR no campus da PUC-PR um prédio do bloco de ciências jurídicas, no qual realizamos uma obra especial recheada de práticas lean que resultaram em uma edificação de 4.150,00m2 de 04 pavimentos executada em apenas 105 dias (3 meses e meio).

Sendo que no primeiro dia de obra a única informação que o cliente disponibilizou para nós era o projeto arquitetônico e todos os outros projetos complementares eram do nosso escopo como construtora (sondagem, fundação, estrutural, elétrico, hidráulico, Prevenção contra incêndio, estrutura metálica, etc...) além da execução da própria obra. O prazo era fixo e existiam cláusulas contratuais com multas sobre atrasos.

A concepção do projeto arquitetônico foi favorável a aplicação de práticas lean, o que colaborou muito para o bom desempenho da edificação. Abaixo estão disponíveis a planta do pavimento tipo e um corte.



 Toda a concepção da obra foi pensada em um modelo de protótipo, para que fosse evitado retrabalhos ou para que as soluções técnicas estivessem definidas em projeto e não no campo. Desta forma foram realizadas diversas reuniões de planejamento e compatibilização para que os diversos fornecedores pudessem equalizar  suas atividades sem que ocorressem erros ou desencontros no momento da execução.

A estrutura da obra foi inteira pré-moldada com fechamentos laterais  também em painéis pré-moldados e com uma cobertura em estrutura metálica e escadas pré-moldadas e em estrutura metálica. Como a utilização do prédio será para salas  de aula de uma instituição de ensino, o padrão de acabamento favorecia a aplicação de materiais de simples e rápida aplicação como steel frame e drywall nas paredes internas, mantas vinílicas e granito nos pisos e o desenvolvimento de uma sequencia lógica bem estruturada. As instalações elétricas eram aparentes.

O grande mérito  dessa obra foi conseguir levar o serviço muito próximo da condição de planejamento sem deixar que os desvios inerentes a nossa vontade se destacassem a ponto de atrapalhar nosso desempenho.

Grande abraço
Bruno

Nenhum comentário: