segunda-feira, 29 de abril de 2013

Indústria da construção Chinesa

Durante o último mês de abril 2013 estive em viagem a China para visitar a exposição Canton Fair na cidade de Guangzhou, uma das maiores feiras de variedades do mundo, atraindo milhares  de visitantes todos os anos.

Meu interesse maior na feira estava vinculado a novas oportunidades no mercado da construção civil e fiquei muito satisfeito no que vi. Tive a oportunidade de visitar mais de 15 fábricas chinesas desde fabricantes de páineis  modulares, perfis de alumínio, telhados entre muitos outros. Desde pequenas fábricas a grandes conglomerados e assim consigo fazer um pequeno balanço do perfil industrial chinês que pude observar.

Atualmente o crescimento chinês continua em grande escala sendo de 7,8% no  ano de 2012 e com projeções de 8% para 2013. Muito superior ao brasileiro que  fechou em meros 0,9% em 2012. Essa diferença de escala é perceptível a olho nu, pois a quantidade de obras de infraestrutura urbana, novos  edifícios e novas industrias é muito superior ao que enxergamos aqui no Brasil. Justificando a diferença numérica.

Obviamente alguns fatores ajudam a China a conseguir tais resultados como a legislação tributária com muito menos burocracia e peso  sobre a indústria e a legislação trabalhista muito mais branda, vale dizer que não concordo com todas as práticas e políticas expostas aos trabalhadores em algumas indústrias que visitei, mas de qualquer maneira a força de trabalho impulsionada por mais de 1,3 bilhão de pessoas é uma das engrenagens da industria  chinesa.

Outro fator que me chamou a atenção foi a ausência de práticas lean nas indústrias chinesas, na contra mão do processo industrial mundial. Em conversa com um consultor de comércio exterior de Taiwan que reside na China a 7 anos, ele  me explicou que o processo de abertura do mercado chinês já deu grandes e progressivos passos, mas que ainda existe muita resistência para que alguns conceitos sejam absorvidos, mantendo-se a mesma forma fabril de tempos passados.

De qualquer forma o resultado dessa expedição foi positivo podendo gerar bons frutos no futuro.

Um abraço
Bruno

Nenhum comentário: