domingo, 15 de julho de 2007

Coordenação Modular. Uma boa idéia!

A coordenação modular é um conceito relativamente simples de ser adotado, porém dificilmente será útil se o mesmo não for incorporado por toda a cadeia produtiva da construção civil. Na União Européia este conceito já esta sendo amplamente discutido desde a década de 70, e o Brasil curiosamente foi um dos primeiros países a adotar este conceito a 50 anos atrás, porém o mesmo nunca foi utilizado efetivamente.

Bom a coordenação modular nada mais é do que produzir todos os produtos relacionados a indústria da construção civil em módulos de 10 cm. Ou seja uma porta somente poderá ser produzida se ela tiver dimensões como 80 X 210 e em hipótese nenhuma poderá ser produzida com dimensões do tipo 82 X 207 ou qualquer outro valor que não seja multiplo de 10 cm.

Obviamente cada material necessita de uma determinada folga que pode ser incorporada ao produto de maneira que o mesmo se encaixe com perfeição no espaço adequado, ou seja, no exemplo anterior a porta será produzida com 79 X 209 e o vão terá 80 X 210 dessa forma o objeto se encaixará perfeitamente sem a necessidade de ajustes.

Sendo que a grande vantagem da coordenação modular é redução brusca dos índices de perdas por conta de cortes nos canteiros de obras. Outra grande vantagem seria em função da quebra de paradigma que algumas industrias impõem ao mercado da construção como a industria das cerâmicas que a cada troca de estação substituem toda a linha produtiva por peças dos mais variados tamanhos e cores somente para aumentar o faturamento nas vendas.

Porém este conceito deve ser incorporado principalmente pelos projetistas, construtores, industria e por orgãos reguladores que podem indicar as melhores soluções em módulos de 10cm. Mas a grande tristeza é que nas universidades brasileiras este conceito dificilmente é abordado, porém novos trabalhos estão sendo desenvolvidos para tentar mudar essa realidade.

Nenhum comentário: