segunda-feira, 30 de julho de 2007

Ciclo IDEA (Investigação Design Execução Ajuste)

Em evolução ao ciclo PDCA (Plan Do Check Action) a University of Toyota que possui como conselheiro Matthew E. May propõe um novo ciclo chamado IDEA que retrata uma nova forma de pensar sobre o ciclo de produção enxuta. Em primeiro lugar deve-se:
1)INVESTIGAR: Fatos, questões, informações, sintomas, observações e dados - com o objetivo de descrever, definir e enteder a profundidade e a amplitude da situação real, com o uso de gráficos e apresentação visual, proporcionando um diagnóstico do problema, desafio ou oportunidade.
2)DESIGN: Realizar uma projeção no que se refere ao tema e ao resultado da investigação ou como seria a resolução perfeita do problema. Estabelecendo uma lista de idéias, soluções, opções, e contramedidas para chegar ao estado futuro com uma descrição fiel da melhor solução.
3)EXECUÇÃO: Estabelecendo metas básicas com indicadores específicos de sucesso: metas, objetivos, medidas e seus respectivos resultados esperados. Nesta etapa deve-se implementar uma visão geral dos passos básicos em um plano-piloto simples. Aguardando um impacto esperado e um efeito no sistema e estrutura, com benefícios mensuráveis aos clientes.
4)AJUSTE: Para finalizar o processo deve-se realizar uma reflexão ou feed-back sobre o que funcionou, o que não funcionou - e por que sim ou por que não com implicações e recomendações para o futuro com novas percepções adquiridas, novas questões a considerar e resolver.

Sendo o ciclo IDEA apenas uma melhoria/evolução do antigo ciclo PDCA.

Nenhum comentário: