domingo, 15 de julho de 2007

TIC 2007, 11 e 12 julho Porto Alegre - Comentários

O primeiro dia do evento foi dedicado aos painéis que discutiram a Interoporabilidade em Arquitetura. Engenharia e Construção com a presença de palestrantes internacionais possibilitando uma visão global sobre o assunto. Muito se falou sobre BIM (Building Information Modeling) sendo explicitado as diversas vantagens em relação aos atuais sistemas utilizados pelos escritórios de projetos brasileiros (sendo a maioria usuário de programas baseados em desenhos com geometria 2D em oposição aos modelos nD tipo BIM largamente utilizado nos países nórdicos). Outro grande assunto foram sobre os aspectos relacionados a ontologia na Engenharia e como adequar estes parâmetros aos complexos ambientes criados pela TIC na construção.
Obteve presença marcante os casos de sucesso das empresas de engenharia no mercado nacional com a apresentação do Eng. Luis Ricardo Velho, Matec Engenharia e do Eng. Antonio Vellasco Filho, Promon Engenharia, que relatou a evolução da organização da TI no decorrer da história de vida da Promon desde a maneira como os arquivos eram manipulados individualmente de forma isolada, até as novas perspectivas de um banco de dados em forma de Data Warehouse.

O segundo dia do encontro foi marcado pela apresentação dos trabalhos acadêmicos que indicam os novos rumos a serem explorados além de uma apresentação das pesquisas já em adamento, demostrando este ser um evento de grande porte e que contava com algumas das maiores autoridades no assunto TIC tanto no Brasil como no exterior. Parabéns aos organizadores!

Nenhum comentário: